Encerra-se na próxima segunda (05/08) o período das convenções internas de partidos e federações para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).
Em Poconé, cidade pantaneira distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso, os primeiros candidatos já foram escolhidos.
Os partidos: UB, Republicanos, PP, PSB e MDB, confirmaram na noite de segunda-feira (29) o atual Vereador Dudu Carrapato (UB) como candidato a prefeito de Poconé e a servidora pública municipal efetiva Viviane Cristina como sua vice prefeita (PSB) e mais 60 candidatos(as) a vereador(a).
Entre as autoridades estiveram: o Senador da República Jayme Campos, o Deputado Federal Fábio Garcia (atual secretário de estado); os Deputados Estaduais Beto “Dois a Um” e Max Russi entre outros.
PREFEITO:
Dudu Carrapato é o apelido do Vereador de primeiro mandato Luiz Eduardo (UB), que devido ao seu desempenho no parlamento municipal e seu reconhecimento tanto pela defesa do poconeano e ainda do homem pantaneiro, sempre buscou por obras e ações governamentais, conquistando muitos recursos de emendas parlamentares. Essas ações ocorreram junto aos governos: municipal, estadual e federal, por isso Dudu passou a ser notado em todo estado de Mato Grosso. Filiando-se ao União Brasil, alcançou a “benção” de todas as lideranças do partido e o apoio de outros partidos que compõem o arco de aliança, sendo o candidato a secessão de Tatá Amaral (UB).
VICE:
Viviane Cristina da Silva Lemes de Campos (PSB), ou simplesmente “Vivi”, é servidora pública municipal efetiva. Já ocupou cargos de confiança na secretaria de saúde, onde desempenhou sua carreira como servidora e até recentemente ocupava o primeiro escalão como Secretária Municipal de Planejamento e Administração.
Viviane carrega consigo a história da classe dos bons servidores públicos aos quais são responsáveis por funcionar a prefeitura municipal.
Passou a ser considerada um dos grandes destaques na gestão pública, sabendo dar celeridade ao atendimento público tendo sensibilidade das necessidades da classe dos servidores.
Viviane é ovacionada por todos, de servidores, o povo, incluindo políticos da situação até mesmo da oposição. Viviane torna-se a parte técnica da futura gestão “DUDU e VIVI”.
CONVENÇÕES:
As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).
BASTIDORES:
Na cidade pantaneira, aguarda-se as convenções dos demais grupos que pretendem lançar candidatos a prefeito(a): Professor Ricardinho (Ricardo Assis) (PT – 13), federado: PT, PC do B e PV. Camila Silva (ex-vereadora) (PSD – 55), deve contar com apoio do PSDB. Dr Jonas Eduardo (Médico Jonas Moraes) (PODEMOS – 20).
REGISTRO DE CANDIDATURAS:
Após a escolha dos candidatos, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral. O registro de candidatura é feito por meio de um sistema eletrônico chamado CANDex e será analisado pelo juiz da zona eleitoral.