Artistas de diferente gerações do lambadão se reuniram para gravação especial de uma música, com direito a videoclipe, em homenagem para a figura de maior referência do ritmo popular mato-grossense, Chico Gil, o 'rei do lambadão'. A morte do cantor completou 24 anos nesta terça-feira (30).
O clipe contou com a participação de Miguel, vocalista da banda Scort Som; Zé Moraes compositor e ex-integrante da Banda Estrela Dalva, de Poconé; Edmilson Maciel, produtor da Banda Terra e dono do estúdio; Valdelício Garcia, vocalista da Banda Real Som; Procurador Mauro da banda Os Ciganos e Eder Pinheiro, vocalista da banda Novo Som.
A letra da música retrata o momento em que a morte do cantor foi anunciada. "Foi numa noite serena que Mato Grosso chorou, quando o rádio anunciava a morte de um cantor. Meus olhos se encheram de lágrimas, senti dor no coração. Morria naquela hora nosso "rei do lambadão". Foi um silêncio profundo no dia em que ele partiu e os anjos fizeram festa para receber Chico Gil", diz trecho da canção que está disponível no YouTube (assista no fim da matéria).
CHICO GIL, O REI DO LAMBADÃO
Francisco da Guia Souza, conhecido pelo nome artístico de Chico Gil ou "rei do lambadão", morreu no dia 30 de julho de 2000, em um acidente com sua equipe, na BR-364, que liga Cuiabá à cidade de Jangada. Natural de Poconé (104 km de Cuiabá), ele não foi o criador do lambadão, mas o responsável por popularizar o ritmo em toda baixada cuiabana. De família humilde, ele nunca estudou música e nem mesmo técnicas vocais, mas se tornou a maior refência para os "lambadeiros".
Em razão de seu legado, foi no dia 10 de setembro foi instituído o 'Dia do lambadão de Cuiabá' por meio do Projeto de Lei nº 3.318/2018. A data faz alusão ao aniversário de Chico Gil.
O lambadão é um ritmo que nasceu em Poconé, por meio da mistura do rasqueado cuiabano, o carimbó do Pará e da Lambada, por volta de década de 1980, mas só foi se tornar popular na década de 1990. Apesar de ter sido criado em Poconé, o lambadão ganhou popularida nas periferias de Cuiabá com as apresentações que Chico Gil realizava, onde ele também foi apelidado de 'rei do lambadão'.