Após quatro dias de combate, bombeiros conseguem conter queimada no Pantanal
Fonte: Da Redação 23/06/2024 ás 13:08:54 805 visualizações

No sábado (22), o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir incêndios na região do Pantanal. Um deles em Cáceres e outro em uma fazenda de Poconé (225 km a oeste e 104 km ao sul de Cuiabá, respectivamente).

Segundo apurado, as queimadas começaram a ser combatidas ainda na terça-feira (18) e o controle só foi efetivado 4 dias depois, com empenho de dezenas de militares e equipamentos.

Um dos incêndios é na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, e o outro está no Porto Conceição, em Cáceres, divisa com Poconé.

Agora, os bombeiros fazem o trabalho de rescaldo e monitoramento, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira e atinja outras áreas.

Para o combate ao incêndio na Fazenda Cambarazinho, o Corpo de Bombeiros conta um helicóptero do Ciopaer para apoio logístico e um avião da Defesa Civil Estadual para o despejo de água. Até o momento já foram lançados 30 mil litros de água para combate às chamas.

Já em Porto Conceição, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), e segue no combate direto ao fogo, nos pontos em que é possível o acesso, além do trabalho de construção de aceiros para impedir o avanço das chamas.

Por conta do período de estiagem e monitoramento de focos de incêndio feitos, o período proibitivo de queimadas foi antecipado este ano em Mato Grosso. Fazer uso do fogo para abertura e áreas ou qualquer outra finalidade está proibido desde o dia 17 deste mês e segue até 31 de outubro.

Focos de calor

Em Mato Grosso, são 51 focos de calor registrados neste sábado, conforme última checagem às 18h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 25 focos se concentram na Amazônia, 18 no Cerrado e 8 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor. 

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias