A deputada estadual Janaína Riva (MDB), presidente interina da Assembleia Legislativa, enviou um ofício ao Secretário Estadual de Segurança Pública, o coronel César Augusto Roveri, solicitando uma investigação sobre suposta malversação da estrutura de Inteligência da Polícia Militar, que teria sido utilizada pelo soldado H.E.A.G para acessar dados do candidato à prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (UB), sem qualquer autorização. Contudo, a Sesp informou que o caso está sendo apurado pela própria PM, sendo assim, a responsabilidade é do Comandante-Geral, coronel Alexandre Mendes.
A hipótese é de que o militar tenha acessado as informações do candidato para utilizá-los durante a disputa eleitoral, como forma de influenciar o pleito municipal.
No documento, Riva expõe que se comprovada, a conduta é considerada gravíssima e atentam contra o princípio da lisura das eleições bem como da autenticidade e moralidade eleitoral.
A parlamentar lembrou, ainda, que além de Botelho, os deputados Lúdio Cabral (PT), Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL) também disputam cargos no Executivo e solicitou que Roveri apure se houve acesso ilegal nos dados deles.
“De todo o exposto, o fato sob análise, uma vez confirmado, revela pois um gravíssimo atentado à independência do poder estatal e à ordem jurídica estabelecida, posto que o Legislativo, dada a sua relevância política, tem papel fundamental à sustentação da legitimidade do Governo e do regime político democrático, enquanto soberana vontade dos cidadãos e cidadãs, que através do sufrágio elegeram seus 24 Deputados Estaduais, para ao fim representar os quase 4 milhões de mato-grossenses de nosso honroso Estado”, traz trecho do documento.
OUTRO LADO
Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a investigação está sendo conduzida pela própria Polícia Militar.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que confia em seus membros, mas que toda e qualquer denúncia é investigada.
ELEIÇÕES 2026
PSB marca data de convenção para oficializar nome de Pedro Taques rumo ao senado federal
APERTANDO O CERCO
Ananias diz que PL cobrará fidelidade após convenções: não vai ficar um de fora na eleição
EMENDAS
Com nova emenda para abastecimento de água, Wilson Santos amplia histórico de ações em Poconé
PARTIDO PL
WF enquandra prefeitos do PL que flertam com Pivetta: existe fidelidade partidária no partido


