Trump ja chega fortalecido para prévias do Partido Republicano
Fonte: Da Redação 23/01/2024 ás 08:59:43 282 visualizações

Com um rival a menos, o ex-presidente Donald Trump chega fortalecido à segunda etapa de prévias do Partido Republicano —que ocorrem nesta terça-feira (23) no estado de New Hampshire e podem ser decisivas.

As prévias ocorrem em estados e territórios americanos ao longo do semestre e escolherão o candidato do partido à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.

Trump vem de boas notícias: em 15 de janeiro, foi o vencedor com folga das prévias em Iowa, na abertura oficial da corrida eleitoral; no domingo (21), Ron de Santis, governador da Flórida e então rival de Trump como pré-candidato pelos republicanos, anunciou a desistência da disputa —e declarou apoio ao ex-presidente.

Assim, Nikki Haley, de perfil mais pragmático e menos conservadora, é a a única concorrente de Trump na indicação dos republicanos. Ex-embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Haley terminou a prévia de Iowa em terceiro lugar, com 19% dos votos.

Uma pesquisa encomendada pelo Washington Post divulgada nesta segunda-feira (22) estima que 52% dos eleitores votarão a favor de Trump; Haley tem 34%.

A favor de Haley, pode pesar o fato de que os eleitores republicanos de New Hampshire terem perfil mais moderado que os de Iowa, mais conservadores e religiosos. Além disso, as primárias em New Hampshire ocorrem em esquema semiaberto —é só aparecer: eleitores que não estão registrados em nenhum partido podem ir aos locais de votação e votar.

Isso costuma ajudar candidatos mais moderados, caso de Nikki Haley.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias