Em pré-temporada com o Flamengo, o atacante Gabigol contratou nos últimos dias o advogado Bichara Neto, que defendeu Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da Fifa em 2017. O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) está em recesso até o dia 20 de janeiro.
Gabigol foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem no dia 21 de dezembro por por tentativa de fraude em exame de controle de doping. O caso ocorreu no dia 8 de abril deste ano, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo. A defesa ainda avalia se vai usar o prazo extenso entre o fato e a denúncia a favor de Gabigol.
Os representantes de defesa de Gabigol terão cinco dias para recorrer a partir da citação de Gabriel Barbosa, o que deve acontecer na volta do recesso do tribunal, que é vinculado ao Ministério do Esporte. A partir daí, será indicado relator para o caso e depois será marcado o julgamento no TJD-AD. Gabigol não corre risco de suspensão preventiva.
A denúncia
O jogador do Flamengo vai responder por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.
O atacante é acusado de dificultar a realização do exame desde a chegada dos oficiais responsáveis pela coleta ao Ninho do Urubu, às 8h40 de 8 de abril. À exceção de Gabigol, os jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h.