O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), pediu consenso entre Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (União Brasil) na disputa pelo cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora e evitar um racha no Poder Legislativo.
"Espero que não [haja um racha]. Inclusive, eu tenho pregado para que os deputados busquem entendimento. Até hoje, desde a minha eleição [como presidente] que fizemos em 2016, estamos trabalhando com o consenso. Então, estou pregando tanto para o deputado Beto Dois a Um como para a deputada Janaína que trabalham para tentar o consenso e fazer o convencimento dos deputados em cima de propostas republicanas", disse.
Na última semana, um jantar com a presença de metade dos parlamentares da Assembleia, na casa do dr. Eugênio (PSB), chegou ao consenso para colocar Max Russi (PSB) como o próximo presidente da Assembleia no biênio 2025-2026, após meses de articulação para convencer o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) a retirar a intenção da disputa. Ele deve ficar com a vice-presidência.
O foco da disputa do momento é do cargo de primeira-secretaria, que controla as despesas da Assembleia e as pautas das sessões plenárias. Janaina Riva era cotada até então para o cargo, mas Beto Dois a Um (União Brasil) entrou na jogada e tem se movimentado para conseguir apoio dos colegas parlamentares. Conforme publicado pelo Olhar Direto, Beto tem apoio de sete deputados.
Como resposta, Janaina organizou um jantar, na noite da última terça, para consolidar o apoio dos deputados. A deputada tem oito nomes. Outros cinco parlamentares estão em indefinição.
Enquanto Janaina e Beto se articulam para definir o apoio dos indecisos, Botelho espera que os dois entrem em um consenso para evitar um racha dentro da Assembleia, com grupos rivalizando entre si.
Para a imprensa, Botelho afirmou que chamou Max e orientou que, para junto com ele, não interferir ou apoiar um nome específico. "Os [deputados] que sobram é que decidam. Nós vamos ficar de fora", disse.
As eleições para a Mesa Diretora devem ocorrer no início de setembro.
ELEIÇÕES 2026
PSB marca data de convenção para oficializar nome de Pedro Taques rumo ao senado federal
APERTANDO O CERCO
Ananias diz que PL cobrará fidelidade após convenções: não vai ficar um de fora na eleição
EMENDAS
Com nova emenda para abastecimento de água, Wilson Santos amplia histórico de ações em Poconé
PARTIDO PL
WF enquandra prefeitos do PL que flertam com Pivetta: existe fidelidade partidária no partido


