Ministério Público já apura diversas irregularidades na gestão do prefeito Dr. Jonas
Fonte: Da Redação 05/04/2025 ás 22:31:20 2521 visualizações
O Ministério Público da Comarca de Poconé instaurou diversos inquéritos civis para investigar denúncias de supostas irregularidades na administração do prefeito Dr. Jonas Moraes (Podemos), que está há apenas três meses no cargo.
Em entrevista concedida à TV Pantaneira, o promotor de Justiça Mário Anthero Silveira de Souza Bueno Schober confirmou a existência de várias investigações envolvendo a atual gestão. Ele destacou que, embora a prefeitura esteja respondendo às requisições do MP, há atrasos significativos no envio das informações, inclusive com prazos já expirados.
De acordo com o promotor, a omissão ou demora nas respostas pode configurar ato de improbidade administrativa. Além disso, o crime de desobediência pode ser caracterizado quando há descumprimento de ordens legais emitidas por autoridade pública. Tais práticas violam os princípios da legalidade, moralidade e da boa-fé objetiva.
As investigações abrangem diversos temas, incluindo despesas com as festividades de aniversário do município, casos de nepotismo, abastecimento de combustíveis, verbas indenizatórias e nomeações de pessoas condenadas para cargos de confiança, entre outras situações suspeitas.
Apesar da existência de súmula vinculante que permite a nomeação de parentes para cargos de secretariado, o Ministério Público identificou casos de nepotismo cruzado, nos quais o prefeito teria nomeado parentes de secretários – como esposas, cunhadas e demais familiares – para diversos cargos de confiança.
O promotor também requisitou informações detalhadas sobre a qualificação profissional de todos os membros do secretariado e da diretoria da Prefeitura Municipal de Poconé.
Denúncias:
Para facilitar o contato da população com as Promotorias de Justiça, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso disponibilizou os canais de atendimento da Ouvidoria para denúncias e manifestações. Além do número 127, com atendimento das 13h às 17h, o contato também pode ser realizado por e-mail: [email protected].

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias