O Governo de Mato Grosso prorrogou o período proibitivo de queimadas para a limpeza e manejo de áreas no bioma Pantanal até 31 de dezembro. A decisão faz parte de um decreto publicado na quinta-feira (30).
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), é preciso manter, no Pantanal, a proibição do período de queimadas já que as chuvas ainda não se consolidaram.
O objetivo do decreto é minimizar os efeitos adversos dos incêndios florestais no bioma. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio que atingiu o Pantanal mato-grossense desde o mês de outubro é considerado controlado. No entanto, agentes continuam no local realizando trabalhos preventivos para a completa extinção das chamas.
Queima controlada
Para o restante do estado, fora do bioma Pantanal, o período de proibição de queimadas encerrou nesta quinta-feira (30). Fora do período proibitivo, a queima controlada para a limpeza e manejo de áreas só pode ser realizada com a autorização da Sema-MT.
Interessados em obter a Autorização para Queima Controlada (AQC) devem fazer a solicitação, por meio do preenchimento dos requisitos técnicos e formulários do Termo de Referência no site.
Os incêndios atingem o Pantanal há mais de 30 dias e avançaram pelo Parque do Pantanal e Encontro das Águas e chegaram à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso, que liga Poconé, a 104 km de Cuiabá, a Porto Jofre, na divisa com Mato Grosso do Sul.
Somente nos primeiros 15 dias de novembro foram 3.024 focos, o pior registro para o mês na série histórica desde 2002, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A série tem dados desde 1998.
O governo de Mato Grosso publicou um decreto de emergência ambiental que reforça as ações de combate aos incêndios no Pantanal. O governo federal enviou mais 90 brigadistas para combater os incêndios.


