Em meio à folia, os casos de importunação sexual tendem a aumentar, segundo especialistas: beijos forçados, toques não autorizados e até casos mais graves de abusos.
Para combater essas violências contra a mulher, a Ronda Maria da Penha, da Guarda Municipal do Rio, tem atuado desde o início do ano em blocos e vai estar também nos desfiles da Sapucaí.
"Há muitos relatos de homens que ficam à espreita em banheiros químicos e de estabelecimentos buscando encontrar alguém mais vulnerável. É necessário muito cuidado porque eles buscam, infelizmente, o crime de estupro. Se possível, peça sempre para alguém ir com você", destaca Erica Paes, especialista em segurança feminina.
"Infelizmente, ainda existem homens que acreditam ter poder e direito sobre o corpo de uma mulher. Fantasia não é convite, nem dá consentimento ao homem para ultrapassar os limites."
O g1 ouviu especialistas e separou dicas de proteção:
Cuidado com copos - prefira embalagens fechadas e copos térmicos com tampas;
Só entre em transportes de aplicativos autorizados, evite os clandestinos;
Em cada vagão do metrô, há dois botões de emergência. Quando acionados, o maquinista para, pergunta o que está acontecendo e solicita que um segurança vá até você;
No transporte público, evite sentar nos assentos mais próximos das janelas - facilita caso precise sair do local rápido;
Evite estar sozinha em meio à folia e mantenha contato com amigos e familiares.