Odeputado federal Nelson Barbudo (PL) participou, nesta terça-feira (11), da manifestação de apoio ao projeto de anistia aos presos de 8 de janeiro, que pede perdão aos envolvidos no ataque aos Três Poderes, em 2023. Parlamentares usaram cartazes e entoaram palavras de ordem, em favor da anistia.
Barbudo falou sobre a urgência de solucionar tamanha "injustiça" contra o bolsonaristas presos. Ele pediu soluções, respeito aos direitos humanos e as garantias constitucionais. Os parlamentares se comprometeram em continuar lutando até que a anistia seja alcançada.
A manifestação, que contou com familiares de presos e condenados, quer pressionar o novo presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o PL da Anistia, que ficou "travado" na gestão do ex-presidente, Arthur Lira (PP-AL), um parlamentar de centro e "aliado" do governo petista.
No atual cenário, Motta sinaliza que, embora o presidente da Casa tenha o poder da pauta da ordem do dia, somente o Colégio de Líderes pode decidir o que vai ser votado ou não. Ele ressaltou que o tema será tratado com responsabilidade e que seu objetivo é a busca de uma pacificação nacional.