CIDADES ▸ ESPORTE

Várzea Grande é palco das disputas dos Jogos Estudantis e Escolares de Mato Grosso 2022

Teve início, nesta terça-feira (21), a etapa regional de modalidades coletivas dos jogos escolares de Mato Grosso, sediada em Várzea Grande. A abertura, realizada no ginásio Fiotão, foi marcada pela apresentação das nove delegações que irão disputar pelas vagas na competição estadual de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Em seu discurso durante o evento de abertura, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, destacou a importância do investimento público no esporte e o compromisso de sua gestão com o tema. "O poder público sempre tem a disposição para investir no esporte, porque ele tem uma influência muito positiva na vida dos jovens, na convivência deles em casa e em seu amadurecimento. Estamos falando sobre a formação de cidadãos para um futuro melhor", pontuou.

O prefeito também destacou que a realização desta etapa e da etapa estadual de modalidades individuais dos jogos, que aconteceu na última semana, eventos esportivos de grande porte só foram possíveis graças aos recentes investimentos em infraestrutura e a ampla campanha de vacinação contra covid-19, que teve o próprio Fiotão como um de seus polos.

No mesmo sentido, o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, falou sobre as conquistas da pasta nesta área. "Várzea Grande tem apresentado resultados muito positivos no esporte. Em maio, inauguramos o Centro de Iniciação Esportiva e em setembro receberemos o Festival Paralímpico, que dará início a implantação do Centro de Referência Paralímpico na cidade, o único da região Centro-Oeste", disse.

Para o Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a realização dos ‘Jogos Estudantis e Escolares de Mato Grosso 2022’ marca uma retomada importante após a pandemia. "Por dois anos, sonhamos com um ginásio cheio como o de hoje. Agora queremos agradecer a toda a equipe da Smecel e da Prefeitura pelo empenho na organização dos jogos. E que, assim como somos no agronegócio, que sejamos também um campeão na cultura e no esporte", afirmou.

Os Jogos Escolares e os Jogos Estudantis acontecem simultaneamente, sendo o primeiro com atletas de 12 a 14 anos e o segundo de 15 a 17 anos. As competições são uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (Smecel).

Competições

Participam desta etapa mais de 500 atletas, representando os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Lambari D'Oeste, Araputanga, Cáceres, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Poconé e Mirassol D'Oeste. As competições iniciam às 8h, todos os dias, nos ginásios do Fiotão, Escola Estadual Adalgisa de Barros, Antônio Sotero e do recém-inaugurado Centro de Iniciação Esportiva (CIE).

Comentários