CIDADES ▸ CHAPADA

Transporte de elefanta para MT conta com operação especial em São Paulo

Chegada da elefanta Ramba em Chapada dos Guimarães (67 km distantes de Cuiabá) no Santuário dos Elefantes está prevista para esta sexta-feira (18). Vinda do Chile, ela deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (16).

De acordo com informações locais, o aeroporto organiza uma operação especial que terá 6 horas de duração. A ação contará com um guindaste de até 30 toneladas, empilhadeiras e uma equipe de 30 pessoas para cuidar do desembarque. 

A partir daí, serão dois dias de viagem em um caminhão até a chegar a Chapada. Sua viagem será escoltada pelas equipes do santuário e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O transporte de Ramba até o novo lar tem um custo de R$ 500 mil. 

Durante meses, o Santuário fez campanha de arrecadação de recursos para custear a viagem do Chile até Chapada. Por meio de venda de produtos e doações, a instituição conseguiu angariar o valor para custeio de todas as despesas exigidas para o transporte seguro do animal. 

A elefanta 

Ramba foi comprada na Argentina e durante mais de 40 anos trabalhou em diferentes circos. Acorrentada, era forçada a obedecer ordens e participar das apresentações. Em 2012, por meio do engajamento da ONG chilena Ecópolis, conseguiu sua remoção para o Parque Safári Rancágua.    

Comentários