CIDADES ▸ CORONAVIRUS

Secretária Municipal de Saúde em Poconé confirma outro caso de Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (19.05), 1.005 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 32 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas duas mortes foram notificadas pelos municípios de Alto Boa Vista e Cáceres.

Nas últimas 24 horas, surgiram 65 novas confirmações em Cuiabá (16), Várzea Grande (8), Barra do Garças (5), Jaciara (5), Rondonópolis (4), Peixoto de Azevedo (3), Nova Mutum (3), Confresa (3), Sinop (3), Campo Verde (2), Alto Boa Vista (1), Cáceres (1), Campos de Júlio (1), Jauru (1), Poconé (1), Primavera do Leste (1), Querência (1), Rosário Oeste (1), São Pedro da Cipa (1), Sapezal (1), Sorriso (1), Tangará da Serra (1) e Vila Rica (1). 

Em relação os 03 casos de Poconé, notificados como positivos para o COVID-19, destacados no Boletim do Coronavirus da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) desta terça-feira (19/05), estivemos entrando em contato com a secretária municipal de Saúde, Ilma Regina Figueiredo, que nos informou os seguintes detalhes:

1 - Dos 03 citados, 02 já estão curados há dias, apenas permanecem como notificados;

2 - O novo caso está bem, em casa, cumprindo o isolamento social, bem como, todas as providências para o seu monitoramento estão sendo tomadas.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que toda a população contribua para que possa ser feito o combate ao contágio do novo coronavirus COVID 19.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Comentários