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Secretaria Municipal de Educação de Poconé apresenta Metas e Estratégias a serem cumpridas

O Plano Municipal de Educação apresenta Metas e Estratégias a serem cumpridas pelo Poder Executivo e no final do ano passado, junto ao Tribunal de Contas, isso foi avaliado, tendo este município/educação já cumprido grande porcentagem do necessário. Segundo a Secretária Municipal de Educação Ornella Falcão, muito ainda é preciso ser feito, porém nestes últimos quatro anos a Rede Municipal de Ensino avançou de forma significativa neste município, tendo como um dos objetivos cumprir o correto e dentro dele atender as necessidades das comunidades escolares. 

Investindo na educação Infantil e ampliando o número de vagas realizamos a reforma geral e também ampliação na Creche Municipal Terezinha de Jesus na área urbana; realizamos a mudança de instalação do CMEI Fabiano Caporossi e estamos concluindo a construção de um grande CMEI no bairro Aeroporto com capacidade de atendimento para 300 crianças.

Ampliamos o número de vagas em todas as unidades escolares já existentes, sendo que as escolas da área urbana passaram a receber mais turmas de 04 e 05 anos; Transformamos duas Creches do campo (Distrito do Chumbo e Distrito de Cangas) em CMEIS ampliando o atendimento de 0 aos 05 anos de idade e ofertamos diversas capacitações para todos os professores voltadas a BNCC e a novas e inovadoras práticas de ensino.

Priorizamos a alfabetização e para isso também foram realizadas inúmeras capacitações para os Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores, bem como a devida valorização salarial e estímulo profissional. Os PPP de todas as unidades escolares foram reelaborados (para o qual proporcionamos capacitação em parceria com o CEFAPRO/MT) contando com maior participação dos pais não só neste Projeto como nas demais tomadas de decisões escolares e ampliamos, em todas as unidades escolares o número de atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais (Creches/CMEIS e Escolas) realizando maior inclusão e acessibilidade e disponibilizando em cada turma com aluno especial tanto a redução no número de alunos na sala quanto de um profissional, junto ao professor titular, para esse atendimento.

Conseguimos realizar o fluxo escolar, baixar a taxa de evasão e repetência realizando, quando necessário, os devidos processos para a correção da distorção idade/série e estimulamos diversas ações que foram realizadas nos ambientes escolares buscando maior envolvimento das famílias, como a criação e funcionamento do Projeto Criança Ativa, o qual levou tanto a Educação Física quanto a Arte tanto nas Creches, nos CMEIS quanto nas escolas as unidades escolares.

Em relação as avaliações nacionais a Rede Municipal não só participa quanto aplica a sua própria tendo cumprido parcialmente através de: ANA/SAEB/MAIS ALFABETIZAÇÃO e Avaliação interna da própria Secretaria e através de reuniões e estudos entre Secretaria, Gestores, Coordenadores e Conselho e posteriormente professores algumas medidas de avaliação foram constituídas começando pelo fortalecimento do Conselho de Classe e após elaboração de Plano de Ação com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, no que percebeu-se avanços significativos e maior interação entre Gestor e Coordenador Pedagógico. Em relação ao EJA, a Rede Municipal não oferta, porém contribui com a Rede Estadual, cedendo Salas de Aula, Transporte Escolar e ajuda na manutenção e acompanhamento total do Projeto Muxirum tanto nas unidades escolares do campo quanto nas da cidade alcançando bons resultados.

Realizamos várias capacitações técnicas através da parceria com o IFMT; através parcerias com o SESC e SENAI para a oferta de cursos/capacitações. Polarizamos as escolas pequenas do campo (Salas Multisseriadas). Sendo tanto os professores quanto os alunos devidamente transportados as escolas Polos. Implementamos a realização da Formação Continuada de acordo com cada modalidade de ensino e com cada área de trabalho escolar e asseguramos os direitos dos profissionais em: aumento salarial, férias, licença prêmio, licença para tratamento de saúde, licença maternidade, afastamento por interesse particular, progressão, aposentadoria e outros. 

Em relação a busca junto aos governos federal e estadual da substituição e ampliação da frota escolar muito foi feito, porém sem obter nenhum resultado. De forma insistente a Secretaria vem buscando através do PAR – Plano de Ações Articuladas com o Governo Federal, a aquisição de ônibus escolares. E dentro das nossas possibilidades financeiras realizamos manutenção em todas as unidades escolares municipais em pinturas, telhados, parte hidráulica, elétrica, banheiros, limpezas e outros e realizamos reformas de forma geral nos prédios escolares das comunidades rurais: Laranjal; Agro Ana; Pantanalzinho; Baia do Campo e Rodeio e estamos viabilizando recursos para reforma da Escola Municipal João Godofredo e outras unidades escolares.

E também pensando nas nossas crianças e famílias, ampliamos o Programa de Alimentação Escolar com avanços significativos. Sendo – FNDE aumento de 6% e Contrapartida/Prefeitura aumento de 42%. Acreditamos na soma de esforços entre a Prefeitura/Secretaria/Unidades Escolares e é através dela que avançamos, cumprimos com a legalidade, almejando melhorias, maiores investimentos e com certeza uma Rede de Ensino fortalecida.

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