CIDADES ▸ PROJETO

Secretaria de Meio Ambiente colabora com pesquisa sobre condições dos jacarés no Pantanal

Pesquisadores do Projeto Caiman, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vão avaliar as condições de saúde e a presença de doenças entre os jacarés do Pantanal mato-grossense. A equipe está na região desde esta terça-feira (05.10) e fará a coleta de material durante 20 dias. Conforme a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Neusa Arenhart, a análise identificará patógenos por meio de amostras sanguíneas e necropsias. 

"A Sema auxilia na escolha dos pontos e na logística das coletas do material biológico, para que eles tenham a amostragem mais representativa e geograficamente mais abrangente dentro do Pantanal em Poconé. Também vamos acompanhar algumas coletas que serão sempre noturnas, que é o horário ideal para o manejo do jacaré, com mínimo de estresse possível", conta a coordenadora.

A análise será feita em vários pontos da Estrada Parque Transpantaneira, localizada em Poconé (103 km de Cuiabá).  A licença para a pesquisa foi dada  pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e abrange o município de Poconé.

O Projeto Caiman é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel, do Espírito Santo, e visa a pesquisa e conservação das populações da espécie Jacaré-de-Papo-Amarelo (Caiman latirostris), símbolo da Mata Atlântica.

Comentários