POLÍTICA ▸ SINDICATO

Presidenta do Sismup destaca avanços obtidos para os Agente de Saúde e Agente de Endemias

No próximo dia 04 de outubro, ou seja, daqui um mês, será celebrado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), data esta, instituída pela Lei nº 11.585/2.000.

Nesta semana, eles foram homenageados pela Câmara Municipal de Vereadores de Poconé (104 km de Cuiabá) com a entrega de Moções de Aplausos pelos serviços prestados à população.

Os agentes são profissionais importantíssimos para os serviços de atenção básica à saúde, desenvolvendo ações de promoção da saúde e de prevenção e combate de inúmeras doenças.

Ao longo dos anos, a categoria conquistou diversos avanços, graças a união e determinação junto a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poconé (SISMUP) que, incansavelmente, lutou e conseguiu, através de reuniões com o Poder Executivo e Poder Legislativo, proporcionar, aos mesmos, melhores condições de trabalho, além de garantir seus direitos dentro das Leis Federais, sendo alguns deles: uniformes, bonés, bolsas, protetores solares, Incentivo Financeiro, Verba Indenizatória, Auxilio Transporte para desenvolver as visitas, pagamento de insalubridade sobre o salário base e garantia de pagamento do Piso Nacional.

“Os agentes são profissionais, extremamente, importantes na integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. Nós do SISMUP jamais cruzamos os braços quando se tratou de buscar os seus direitos e temos a certeza que muito mais poderá vir, até porque, avanços que outros municípios muito mais ricos que Poconé não conseguiram, por aqui, nós tivemos êxito diante de muito diálogo e dedicação”, explicou Meire Souza, presidenta do SISMUP, que ainda completou dizendo que, em breve estará disponibilizando um curso gratuito, em parceria com a Escola da Saúde e com a Escola da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).

Comentários