CIDADES ▸ ÀGUA

Prefeito recebe presidente da Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Agroana

Dando continuidade à agenda da semana, na ultima desta terça-feira (12/01), o prefeito de Poconé, Tatá Amaral (DEM), recebeu em seu gabinete, representantes do Assentamento Agroana, onde na oportunidade, estiveram discutindo meios para resolver o problema da seca que atingiu a região no último ano. 

Segundo o Presidente da Associação, Luís Carlos, a falta de água na região prejudica de forma exorbitante a produção do Assentamento, do qual mais de 200 famílias vivem exclusivamente da produção, através da Cooperativa na qual possuem cerca de 80 (oitenta) associados. O Assentamento é uma das referências da Baixada Cuiabana por sua produção de alimentos orgânicos, tendo conquistado até o “Selo de Certificação de Produtores de Orgânicos do Instituto Chão Vivo”.

Foi apresentado ao Prefeito e a Secretária de Meio Ambiente, a possibilidade de implantação de um sistema de “Rota D’agua”, na qual, durante o período de estiagem, o sistema levaria água do rio Sangradouro, localizado a mais ou menos 2 km de distância, até o assentamento, fazendo com que os mesmos possam dar continuidade aos trabalhos que é a principal fonte de renda das famílias.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Daniele Assis, explicou que primeiramente, para que o sistema possa ser implantado, se faz necessário o estudo da localidade por um geólogo, logo que será feito a medicação da vazão para irrigação e todos os demais procedimentos para facilitar o acesso da água. 

O prefeito de Poconé deixou claro que irá viabilizar todos os meios técnicos para que seja feita o estudo pelos profissionais na localidade, mas que o andamento para a implantação do sistema, terá de ser feito em parceria com a comunidade e estará sempre a disposição para auxiliar os produtores para que possam aumentar a produção e melhorar ainda mais a qualidade de vida das famílias da região.

Acompanhando a reunião junto ao Prefeito e a Secretária Municipal de Meio Ambiente, esteve presente o vereador do DEM, Amarildo Schmieleski (Amarildo do 120).

Comentários