CIDADES ▸ SAÚDE

Orientação sobre Hanseníase realizada no Laboratório Municipal da cidade de Poconé

Durante a manhã desta terça-feira (14/01), a Prefeitura de Poconé e Secretaria Municipal de Saúde, através do Laboratório Municipal, realizou uma palestra sobre orientação referente a doença infectocontagiosa Hanseníase, aderindo a campanha de conscientização sobre hanseníase, realizada nacionalmente durante o mês de janeiro.

A ação foi realizada na sede do Laboratório e teve por objetivo, orientar os pacientes presentes para coleta sanguínea para os sintomas da doença. A bioquímica Bruna Franco, buscou sanar possíveis dúvidas referentes a doença, explicando o meio de transmissão e alertando sobre mitos a respeito da doença.

A bioquímica explicou sobre a doença crônica que acomete diversas faixas etárias, causada pelo contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente com hanseníase, destaca que após o início do tratamento o paciente não transmite mais o bacilo.

Os sintomas da doença variam entre:
• Áreas da pele, ou manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato;
• Formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas, que evoluem para dormência – a pessoa se queima ou se machuca sem perceber;
• Diminuição ou queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas;
• Pele avermelhada, com diminuição ou ausência de suor no local.
• Dor, choque nos nervos periféricos;
• Aparecimento de manchas dormentes com dor nos nervos dos cotovelos, joelhos e tornozelos;
• Ressecamento e sensação de areia nos olhos.

Orientamos que caso apresente um ou mais sintomas procure a sua Unidade Básica de Saúde para consulta médica e se necessário realize o exame de Baciloscopia no Laboratório Municipal.

Comentários