POLÍTICA ▸ ALMT

Oposição prepara enxurrada de votos contrários aos vetos do Governador Mauro Mendes

Os deputados que pertencem à bancada oposicionista da Assembleia Legislativa já prepararam uma enxurrada de votos contrários aos vetos do governador Mauro Mendes (DEM), que negou dar validade em pelo menos 22 projetos de lei aprovados durante a pandemia na Casa de Leis.

Entre os projetos vetados pelo governador está a transferência de pacientes da Covid-19 para leitos particulares quando faltar leitos na rede pública. Por coincidência ou não, o projeto é assinado pelo deputado do PT Valdir Barranco, que é oposição pesada ao governador Mauro Mendes dentro do parlamento. 

Além dessa, Mauro Mendes sofrerá forte embate nesta segunda-feira (29), quando os vetos serão votados, pois no total são 22, que segundo parecer da Procuradoria Geral do Estado são projetos que seriam inconstitucionais e que causariam possíveis processos futuros ao Palácio Paiaguás. 

Outro projeto polêmico e que não foi sancionado pelo governador é a colocação de ar-condicionado nas ambulâncias do estado que fazem o transporte de pacientes para hospitais regionais ou unidades da capital. 

Segundo o projeto, assinado pelo deputado Pastor Sebastião Rezende (PSC), a necessidade de aprovação é visível, tendo em vista que alguns pacientes precisam andar mais de 1.200 km de suas cidades até Cuiabá para buscar tratamento, não só da Covid-19, mas de outras comorbidades. 

A votação de todos esses vetos será às 09h de segunda-feira. O bloco oposicionista já se prepara para colher assinaturas e votos, principalmente da bancada dos médicos e dos deputados que representam os servidores, tendo em vista que muitos projetos seriam em benefícios do servidor púbico. 

Comentários