NACIONAL ▸ DECLARAÇÃO

Mourão diz que queimadas no Pantanal são provocadas pela seca

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira que as queimadas no pantanal, que já consumiram 12% do bioma, são provocadas pela seca na região. Segundo ele, o governo federal tomou "as providências que tinham que ser tomadas".

— É um problema de seca que se arrasta há alguns anos na região. Está queimando de cá, está queimando de lá, na Bolívia, está queimando na Argentina… É o problema da seca que nós estamos enfrentando, essa questão climática que estamos vivendo — disse.

O vice-presidente afirmou que não se pode comparar as queimadas no pantanal com as que ocorrem na Amazônia, até pela diferença de tamanho dos dois biomas. Ele dissse também que o Ministério do Meio Ambiente tomou "todas as medidas necessárias".

— São duas situações completamente distintas, o ministério do Meio Ambiente tomou todas as medidas necessárias, alocaram acho que dez aeronaves para essa questão. Entao, as providencias que tinham que ser tomadas, foram tomadas — afirmou.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o Pantanal já teve 12% de sua extensão territorial queimada em 2020. Além da vegetação devastada, diversas espécies de animais estão sendo atingidas pelo fogo e sofrendo com a destruição de seu habitat.

O fogo já chegou ao Parque Estadual Encontro das Águas, no Mato Grosso, conhecido por ter a maior concentração de onças-pintadas no mundo, de acordo com o governo do estado. Uma área de conservação localizada no Mato Grosso do Sul na divisa com o Mato Grosso, o Parque Estadual das Nascentes do Taquari, também foi atingida no último fim de semana.

Comentários