CIDADES ▸ ALERTA

Mato Grosso tem apenas 6 vagas em UTIs para crianças contaminadas com covid

O Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) mostra que Mato Grosso tem, até a manhã desta quarta-feira (20), apenas seis vagas disponíveis para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para crianças pelo Sistema Único de Saúde no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.

No Pronto-Socorro de Cuiabá, 60% das UTIs pediátricas estão ocupadas. Ou seja, das 15 UTIs pactuadas, 9 delas se encontram com pacientes com idades entre 1 e 18 anos internados.

Mas a SES informa no Painel Covid-19 que há 14 internações em leitos de UTIs pediátricas e, assim, que a taxa de ocupação de UTIs pediátricas públicas está em 93%.

Em uma análise detalhada do quadro, é possível ver que quatro crianças estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Universitário Julio Muller, que não tem leitos de UTI pediátrica da covid pactuados.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que o Hospital Júlio Muller "só tem leitos adultos pactuados com o Estado, porém, para cálculo da taxa de ocupação, a SES leva em consideração toda estrutura do hospital para atender pacientes com covid”.

A décima quarta criança internada em UTI está no Hospital São Luiz em Cáceres (225 km de Cuiabá) que também não tem leitos de UTI pediátrica da covid pactuados.

Alguns estudos apontam que as crianças e adolescentes são menos suscetíveis à infecção pelo Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19.

Um trabalho de pesquisadores do University College London, do Reino Unido na Inglaterra, destacou que o risco de o público infanto-juvenil pegar covid-19 seria 44% menor do que o de pessoas com mais de 20 anos.  

Comentários