MUNDO ▸ PERIGO

Lava de vulcão se aproxima do mar nas Canárias, e autoridades bloqueiam áreas perto da costa

Autoridades interditaram nesta segunda-feira (27) áreas na costa leste da ilha de La Palma, nas Canárias, devido ao avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja, que se aproxima do mar.

O alerta foi emitido para as áreas costeiras de San Borondon, Marina Alta e Baja e La Condesa.

"A população terá que seguir as orientações das autoridades e permanecer em suas casas com as portas e janelas fechadas", avisaram os serviços de emergência locais.

A lava pode cair no Oceano Atlântico nas próximas horas, a 1.250°C, causando explosões e gerando nuvens de gases tóxicos sobre a ilha, segundo as autoridades.

Um rio de lava incandescente desce com velocidade pelas encostas da cratera do Cumbre Vieja nesta segunda, passando perto de casas e edifícios que já foram engolidos por uma massa negra de lava mais velha.

Desde que o vulcão entrou em erupção, no dia 19, a lava já atingiu mais de 230 hectares de terra, engolindo centenas de casas, além de estradas, escolas, igrejas e plantações de banana e forçando milhares de pessoas a fugir de suas casas.

Atividade diminui

Na manhã desta segunda, o vulcão está mais silencioso do que nos últimos dias, quando mais cidades da ilha tiveram de ser evacuadas e o aeroporto local chegou a ser fechado.

Comentários