CIDADES ▸ IMUNIZAÇÃO

Governo anuncia que Mato Grosso receberá 22 mil doses da vacina da covid para crianças

Mato Grosso deve receber cerca de 22,2 mil doses da vacina da covid-19 para crianças de 5 a 11. A expectativa é que o imunizante da Pfizer seja distribuído aos estados ainda esta semana, já que o primeiro lote para este público tem chegada prevista para quinta-feira (13).

Segundo divulgação do governo federal, cada estado receberá as doses proporcionais à quantidade de menores nessa faixa etária. Por ser o mais populoso do país, São Paulo ficará com 20,73% dos imunizantes, o que corresponde, nesse primeiro lote, a 456 mil doses.

De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso ficará com 1,85% das doses, o que corresponde a 22.200 crianças imunizadas. A região Centro-Oeste terá direito a 8,17% das vacinas, isto é, a 98 mil doses.

Assim que chegarem ao Brasil os imunizantes serão analisados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), para só depois serem enviados aos estados.

No país, a vacinação contra a covid-19 não será obrigatória, diferente das outras vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização. Caberá aos pais e responsáveis dar o aval para a aplicação. Já o intervalo entre as duas doses será de 8 semanas.

Comentários