CIDADES ▸ ELEIÇÃO

Equipes das concessionárias da Aegea MT recebem treinamento sobre procedimentos operacionais em saneamento

Comprometida com o uso eficiente dos recursos naturais, além de operar com segurança e atenção à saúde de seus colaboradores e da população atendida, a Aegea MT, empresa responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado de Mato Grosso, realiza periodicamente treinamentos e capacitações em diversas áreas das concessionárias administradas: Águas de Barra do Garças, Águas de Campo Verde, Águas de Confresa, Águas de Diamantino, Águas de Jangada, Águas de Jauru, Águas de Nortelândia, Águas de Paranatinga, Águas de Pedra Preta, Águas de Poconé, Águas de Porto Esperidião, Águas de Primavera e Águas de São José.

Nos últimos meses, as equipes operacionais das concessionárias participaram de treinamentos online ministrados pelos especialistas do Centro de Capacitação Hydrus sobre o “Ciclo Completo do Saneamento”. Com aulas divididas em módulos virtuais, o curso mostrou as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor.

O treinamento tem o objetivo de compartilhar conceitos e procedimentos dos serviços executados na operação, disponibilizando novas tecnologias e metodologias, que permitam uma visão mais ampla sobre o saneamento. De acordo com o diretor-executivo da Aegea MT, Robson Cunha, estas ações fazem parte dos treinamentos e capacitações constantes realizadas pela empresa para que os colaboradores desenvolvam as suas atribuições e atividades no ambiente de trabalho com excelência e de forma mais assertiva, buscando melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados à população.

“A capacitação e a atualização do conhecimento dos nossos profissionais são essenciais para que possamos melhorar a nossa performance, atuar com segurança e cumprindo as normativas. Temos implantado a padronização dos procedimentos em todas as operações das unidades e rotinas de controle de riscos, voltados para atender as políticas ambientais e criar locais de trabalho seguros. Este padrão respeita as práticas já existentes nas concessionárias administradas pela Aegea MT e sugere novos processos que possam trazer ainda mais resultados”, afirma o diretor-executivo.

O cronograma de treinamentos operacionais com a Hydrus envolve ainda temas como Abertura e Fechamento de Valas; CCO I – Controle do Sistema de Abastecimento de água; Implantação e Manutenção de Redes de Água.

ACADEMIA AEGEA

Para manter o aprimoramento das atividades de rotina e o nível de eficiência e produtividade de seus colaboradores a Aegea Saneamento direciona constantemente recursos para a capacitação profissional do público interno. Os colaboradores são qualificados nos cursos oferecidos pela Academia Aegea, ferramenta de educação corporativa que oferece cursos e treinamentos, nas modalidades presencial (suspensos em razão da pandemia) e online, para desenvolvimento profissional e são ministrados por escolas de desenvolvimento, que compõem a estrutura.

A plataforma disponibiliza diversos cursos e trilhas de conhecimento com foco na melhoria dos serviços prestados e no crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pelas concessionárias, acesse www.aegeamt.com.br

Comentários