CIDADES ▸ CARTA AOS ENFERMEIROS

Enfermeiros: profissionais são essenciais na manutenção da vida em Poconé

Dizem que heróis usam capas e mascaras para manter sua identidade nas horas que não estão em ação, realmente isso é verdade pois profissionais da enfermagem usam máscaras e jalecos que são como capas, e como nos filmes dedicam sua vida para salvar um desconhecido que está com risco de vida.

Saímos de casa e deixamos nossas família muitas das vezes ainda dormindo, damos um beijo de despedida que dura a sensação nos lábios até o próximo dia que vamos encontrá-los novamente as vezes esse reencontro demora 24 , 36, e até mesmo 72 horas, e ainda encontramos energia para poder dar atenção aos filhos, esposa, esposo e até mesmo aos pet, pois nossos ente querido não tem culpa do nosso cansaço e estresse.

Temos medos, ansiedade como todo ser humano, pincipalmente nesse momento de instabilidade e incertezas que estamos vivendo, não sabemos se vamos voltar para casa contaminados por alguma doença e até mesmo o medo de contaminar nossa família, se tomamos cuidados, e nos paramentando, sim tomamos todos os cuidados possíveis porem temos medos.

Muito pesão que somos frios com nossos sentimentos, mas vou te contar um segredo sentimos a dor na perca de cada paciente e já perdi as contas de quantas vezes choramos nos banheiros e corredores escondidos, pois aprendemos que devemos passar tranquilidade para você que precisa do nosso apoio.

Estamos com você desde o primeiro choro do seu nascimento até o choro de seus familiares na sua partida, somos muitas das vezes o primeiro a chegar e os últimos a saírem.

Deixamos nossa família esperando no jantar até termos certeza que você não corre mais risco de vidas, pulamos o nosso almoço para poder realizar um transporte de emergência, deixamos de dormir para poder dar o medicamento de madruga que manterá seu coração batendo e só vamos em bora depois da certeza que nosso trabalho foi bem realizado e que não necessitam, mas da nossa presença naquele momento.

Data comemorativas como natal, réveillon, aniversario de familiar muitas das vezes não vamos estar presentes, pois estamos empenhados em salvar sua vida e de seu ente querido, e a única coisa que pedimos em troca e seu respeito, pois enfermagem é uma ciência e requer muito estudo e dedicação para executa-la com êxito e também é uma arte que se chama arte do cuidar.

Feliz semana da enfermagem a todos profissionais da enfermagem!

Andrean Jhonatas de Lima

 

Todos os Direitos reservados a Poconet Notícias.

Comentários