CIDADES ▸ PANDEMIA

Em três meses, Poconé ultrapassa casos de Covid-19 registrados em 2020

Um dado preocupante é o rápido aumento no número de casos de Coronavírus na cidade pantaneira. Até o fim do ano passado, o município de Poconé registrava o total de 960 casos da doença. Em 2021, levando em consideração somente o período de janeiro até o começo deste mês, 1.262 casos novos foram contabilizados.

Outro fato alarmante tem chamado a atenção da comissão que atua no enfrentamento da pandemia da COVID-19 em Poconé. Do dia 03 de junho de 2020 – data do primeiro óbito registrado no município, até a data de hoje, 56 pacientes morreram em decorrência da doença. 

A Secretaria de Saúde alerta que a pandemia ainda não acabou e que todos precisam continuar adotando medidas preventivas visando evitar a disseminação do vírus no município.

Atualmente, 140 pessoas estão com Coronavírus, a maioria em isolamento social, 11 estão internadas. Sendo dois deles na UTI. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8), pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. 

Casos Suspeitos:

Os casos positivos ainda podem aumentar ao longo desta semana, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 225 pacientes estão com suspeitas da doença e aguardam resultados dos exames.

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Todos os Direitos reservados a Poconet Notícias.

Comentários