MUNDO ▸ CAMPANHA

Em campanha de Berlim, idosa mostra dedo do meio a quem não usa máscara

O escritório oficial de turismo de Berlim lançou uma campanha publicitária com uma idosa mostrando o dedo do meio às pessoas que se recusam a usar máscaras.

"Nós obedecemos às normas (de prevenção ao) coronavírus" e "um dedo do meio erguido a todos que estão sem máscara", dizem os pôsteres, ao lado da foto da senhora devidamente mascarada.

O Visit Berlin (nome oficial da agência turística) diz que a campanha tem como objetivo ressaltar a importância de proteger a saúde dos idosos.

Mas ela gerou controvérsias, tendo sido considerada ofensiva por alguns alemães.

Os anúncios foram publicados inicialmente na terça-feira (13) em um jornal da cidade, mas rapidamente se espalharam nas redes sociais.

Christian Tanzler, porta-voz do Visit Berlin, disse que o anúncio - parte de uma campanha mais ampla - pretende lembrar as pessoas de seguir as regras sanitárias vigentes na capital alemã.

"A maioria dos berlinenses e de nossos convidados respeita e segue as regras (de prevenção ao) coronavírus, mas algumas pessoas, não. Essas pessoas arriscam as vidas dos mais velhos e das pessoas de grupo de risco", ele disse à BBC.

"Queríamos chamar atenção para esse problema. Por isso, escolhemos essa ação provocativa."

O pôster tem um tom bem particular à cidade, agregou Tanzler: "Os berlinenses são conhecidos por sua comunicação direta".

Comentários