POLÍTICA ▸ MAQUIADO

Deputado Lúdio Cabral questiona dados de Laboratório divulgados pelo governo do estado

O deputado Lúdio Cabral (PT) irá apresentar na próxima sessão da Assembleia Legislativa (AL), na terça-feira (4), um requerimento para que o governo do Estado apresente explicações sobre o número da fila de exames para covid-19 no Laboratório Central do Estado (Lacen). Nos dados oficiais de 29 de julho, eram 2,7 mil testes em análise, porém, um levantamento realizado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) mostrou que 11,8 mil exames aguardam resultado.

“Os números divulgados pelo Estado no boletim não batem com o levantamento feito pelo Cosems junto aos municípios. A realização de poucos testes, agravada pela demora nos resultados, pode mascarar os números da covid, o que prejudica a análise do cenário real da pandemia em Mato Grosso, dificultando o planejamento de ações”, avalia o deputado.

A fila quase 6 vezes maior do que a apresentada pelo governo é questionada pelo parlamentar, que também é médico sanitarista e membro da Comissão de Saúde da AL. Essa fila pode ser ainda maior, pois o número é baseado nas informações de 121 municípios que responderam aos questionamentos do Conselho.

Segundo o Cosems, os resultados dos exames demoram até duas semanas para sair, o que além de ser o período da quarentena, também atrasa a tomada de medidas de emergência e a classificação de grau de risco dos municípios e do Estado.

Além da cobrança sobre as informações o deputado irá recomendar a ampliação da testagem através de parcerias com as universidades públicas, uma forma de obter dados mais precisos a um custo mais baixo. (Com informações da assessoria)

Comentários