POLÍTICA ▸ ALFINETADA

Deputado João Batista diz que Mauro Mendes tem que aprender a respeitar os poderes em MT

O deputado estadual João Batista (Pros) rebateu críticas feitas pelo governador Mauro Mendes (DEM) e disse que ele precisa “aprender a respeitar a instituições”.

“Eu respeito a todos os poderes, respeito o Judiciário, o Executivo, embora eu não concorde com algumas ações. E o governador tem que respeitar as instituições também. Primeiro lembrar que a função do Executivo é executar aquilo que o Legislativo define como lei”, disse durante entrevista à Rádio CBN Cuiabá. 

O deputado afirmou ter visto como “desrespeitosa” a fala de Mendes sobre os parlamentares serem “malucos”, após aprovação da PEC da Empaer.

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram a PEC da Empaer, que reintegra à estatal mato-grossense 61 servidores que foram demitidos pelo governador Mauro Mendes por terem efetivação nos cargos baseada em um processo seletivo considerado precário, realizado na década de 1990.

A proposta, de autoria de lideranças partidárias, regulamenta a contratação de pessoal por empresas públicas e sociedades de economia mista com o regime jurídico próprio das empresas privadas até a data limite de 4 de junho de 1998.

“Se existe uma questão de ilegalidade em algum fato exercido pela Assembleia Legislativa, quem tem que dizer se é legal ou ilegal não é o Executivo e, sim, o Judiciário”, acrescentou.

O deputado afirmou não acreditar em um desgaste da relação do governador com a base mesmo diante das críticas. Contudo, assegurou que o posicionamento de Mendes mandaria um recado para acordar colegas do Parlamento.

Comentários