CIDADES ▸ VISTORIA

Comissão de Saúde da Assembléia visita o Hospital Geral de Poconé

Dando sequência às visitas a unidades hospitalares de Mato Grosso com intuito de averiguar a situação de funcionamento dos hospitais, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) visitou na segunda-feira (4), o Hospital Geral de Poconé (distante 100 km de Cuiabá). A retomada das visitas é um pedido de lideranças de diversos municípios que justificaram que as visitas são importantes, para levantar as deficiências, irregularidades e observar as estrutura das unidades de saúde.

Fundado há mais de 75 anos, o hospital geral presta serviços, atendendo mais de 31 mil moradores da comunidade poconeana.  A unidade hospitalar possui cerca de, 445 contribuintes, que formaram uma história ao longo destes anos, com grandes desafios e também com inúmeras vitórias.

A unidade hospitalar presta serviços com atendimentos tantos clínicos como cirúrgico. Atualmente conta com uma equipe de cirurgia geral e ginecologia, realiza inúmeras cirurgias diminuindo assim o tempo de espero dos munícipes. Desde 2017 a agosto de 2019 foram atendidos 3.041 pacientes, sendo 632 deste realizaram algum tipo de procedimento.

“A visita da Comissão é uma situação ímpar para os gestores, espero que com visita ao primeiro hospital municipal de Mato Grosso, os deputados possam levar o diagnostico da vistoria ao governador, com a real necessidade do nosso hospital. Dentre a demanda prioritária é em relação à questão de repasse por parte do governo do Estado que está parada, conseguiríamos ampliar ainda mais nossos atendimentos”, comentou o diretor do Hospital Danton Caporossi.

O diretor acrescentou ainda que o município repassa 55 mil reais, tem um gasto em torno de 15 mil com médicos, contudo, é essencial aumentar o valor da verba para melhorar ainda mais os atendimentos. “A vinda da Comissão é importante para conseguir alavancar em benfeitorias em prol dos pacientes, estamos com muitos problemas, a serem sanados, dentre eles estamos com quatro folhas de salários atrasados”, enfatizou Caporossi.

“A Comissão de Saúde já visitou esse ano diversos hospitais regionais em diversos municípios do Estado dentre eles: Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande, Água Boa e Cuiabá. Agora daremos continuidade aos municípios que estão solicitando a presença da Comissão de Saúde. Após as visitas providenciaremos um relatório sobre as visitas que foram realizadas e entregaremos ao poder Executivo”, justificou o presidente da Comissão deputado Paulo Araújo (PP).

Paulo Araújo reiterou ainda que a Comissão com essa visita inaugura uma nova fase das ações que é justamente realizar as visitas técnicas nos hospitais municipais que são de pequeno porte, porém com a mesma importância, avalia. 

“Até então focamos nos hospitais regionais administrados pelo Estado, visitamos três unidades hospitalares sob gestão do Consórcio. Poconé é a primeira cidade que está sendo visitada oficialmente. Primeiro passo é a visita técnica ao hospital, colheremos as informações e posteriormente entregaremos a demanda ao governo do Estado”, concluiu Araújo.

Comentários