CIDADES ▸ ALERTA

Cardume de infestado de arraias é visto no rio Bento Gomes na cidade de Poconé

Um internauta enviou um vídeo em que mostra um cardume de arraias no rio Bento Gomes, localizado no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá). A gravação foi realizada nessa segunda-feira (22.11). 

Os animais são da espécie "Arraia-Fogo", conhecida também como “arraia-pintada” e “raia”, essa espécie é encontrada em ambientes de água doce, chegando a medir 100 centímetros de comprimento e meio metro de diâmetro. Os adultos podem facilmente pesar até 15 quilos.  

Quanto ao seu aspecto visual, além do formato típico em forma de disco, o corpo tem as bordas bastante flexíveis para facilitar a locomoção. Os olhos estão localizados na região dorsal e a coloração varia muito, com manchas de diversas tonalidades para facilitar a camuflagem. Destaque para os tons de ocre e amarelo na região dorsal.  

Em geral a arraia-fogo passa a maior parte do tempo semienterrada na areia ou na lama do fundo dos rios. Só os olhos e os espiráculos (abertura por onde circula o ar) é que ficam de fora. E é aqui que mora o perigo. Uma ferroada deste animal pode deixar uma pessoa debilitada de 1 a 3 meses. Não é só isso: o ferrão ainda causa necrose da pele na região afetada e muita dor.  

As arraias-pintadas são animais normalmente solitários, que vivem entre 15 e 20 anos.

Comentários