POLÍTICA ▸ DEBATE

Bancada federal de Mato Grosso articula para aprovar PEC pelo fim da reeleição

Cinco parlamentares da bancada federal de Mato Grosso já se manifestaram a favor da PEC 376, que estabelece a unificação das eleições no Brasil, e não mais separadas por dois anos de intervalo. 

São favoráveis ao projeto: os deputados Neri Geller (PP), que é o líder da bancada; Valternir Pereira (MDB), Emanuelzinho (PDT), Leonardo Albuquerque (SD) e o senador Wellington Fagundes (PR).  

O tema mobilizou mais de 600 vereadores no Centro de Eventos do Pantanal, nesta semana, onde promoveram um ato em favor da unificação das eleições. O encontro foi organizado pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e contou com a presença de representantes da bancada federal.

Entre eles estava o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Valtenir Pereira.

Ele destacou que a unificação pode gerar uma economia de quase R$ 10 bilhões em 10 anos - dinheiro que poderá ser investido em "creches, escolas, postos de saúde e projetos estruturantes para o país". 

Ressaltou que uma matéria deste nível depende de muito diálogo no Congresso para demonstrar que a coincidência das eleições é "fundamental para o Brasil".

O deputado Leonardo Albuquerque (SD) disse que o ambiente está favorável para debater o assunto no Congresso.

Destacou que a matéria tem um longo caminho a percorrer, já que precisa ser aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] e passar por mais sete comissões na Câmara, para depois ser aprovada em plenário e seguir o seu tramite no Senado.

Comentários