CIDADES ▸ AGOSTO

Ação Social adere ao mês de Combate à Violência Contra a Mulher

A Prefeitura Municipal de Poconé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social Emprego e Renda, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, aderiu à campanha Agosto Lilás, que visa a sensibilização da sociedade, para o fim da violência contra as mulheres e o enfrentamento à violência doméstica e familiar no município de Poconé (104 km da capital Cuiabá).

Durante todo o mês de agosto, a Secretaria de Ação Social, realizará ações de prevenções e mobilização, por meio de palestras, debates e encontros, abordando os tipos de violência especificados na lei N..... que terá como objetivo estimular a denúncia.

Além de coibir a violência contra a mulher, e sensibilizar para a problemática e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), a violência doméstica e familiar contra a mulher passou a ser considerada crime a partir da aprovação da lei n. 11.340, em 7 de agosto de 2006, que ficou conhecida como lei Maria da Penha. Essa lei cria mecanismos para coibir e prevenir a agressão ambientada na convivência familiar e se tornou um instrumento de transformação social ao longo dos seus 13 anos de existência.

Como buscar ajudar:

O Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento as vítimas e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário. Funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países.

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, desde 2005.

Comentários