A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta sexta-feira (31) que os Estados Unidos vão impor, a partir deste sábado (1º), tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México.
Leavitt também afirmou que será aplicada uma taxação de 10% sobre importações da China.
"O presidente [Donald Trump] irá implementar amanhã tarifas de 25% sobre o México e sobre o Canadá, além de uma tarifa de 10% sobre a China pelo fentanil ilegal que eles têm fornecido e permitido distribuir em nosso país, o que matou dezenas de milhões de americanos", disse.
Ao confirmar o início das medidas para este sábado, a porta-voz da Casa Branca se recusou a dizer se alguns produtos específicos ficarão isentos. A previsão é que as cobranças entrem em vigor imediatamente após a publicação.
A imposição de tarifas pelos EUA vem em linha com as promessas do presidente Donald Trump de taxar seus três principais parceiros comerciais.
São países com os quais a maior economia do mundo possui déficit na balança comercial — ou seja, os EUA gastam mais com importação do que recebem com exportação.