STF nega recurso ao Flamengo, mantém Sport campeão de 1987 e São Paulo com Taça das Bolinhas
Fonte: Globo Esporte 06/12/2023 ás 21:25:11 536 visualizações

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou seguimento a recurso do Flamengo e confirmou o Sport como único campeão brasileiro de 1987 - além do São Paulo como portador da Taça de Bolinhas -, em decisão publicada na última segunda-feira. A informação foi divulgada inicialmente pela Jovem Pan e pelo Leia em Campo, e confirmada pelo ge.

O Ministro Dias Toffoli, relator, citou decisões anteriores da Justiça e a prevalência do regulamento das competições esportivas para não dar seguimento ao Recurso Extraordinário com Agravo do Flamengo.

- Assim, o reconhecimento, em definitivo, do Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado na ação principal - diz o texto.

A última novidade sobre o tema havia sido em 2018, quando o STF "bateu o martelo" a respeito do título de 1987 a favor do Sport. Naquela ocasião, o Tribunal, que já havia negado dois recursos do Flamengo em 2017, teve sua decisão final transitada em julgado - o que foi lembrado na decisão da última segunda por Toffoli.

- Nesse contexto, mostra-se correta a conclusão alcançada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, em definitivo e por acórdão transitado em julgado em 16/3/2018, que a sentença proferida pela Justiça Federal do Estado de Pernambuco na ação declaratória e de obrigação de fazer proposta pelo Sport Clube Recife (...) declarou de forma inconteste como o único e legítimo campeão do torneio brasileiro de futebol de 1987.

Desta vez, o Flamengo entrou com recurso também abrangendo a questão da Taça das Bolinhas, troféu dado para o primeiro clube pentacampeão brasileiro. O São Paulo tem direito ao prêmio após o título de 2007 (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007). Já o Fla pleiteava o direito de tê-la, caso tivesse o título de 1987.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias