Netanyahu diz que Hamas endurece negociação e dificulta trégua em Gaza
Fonte: Da Redação 31/03/2024 ás 20:06:19 1327 visualizações

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (31) que o grupo terrorista islâmico Hamas está endurecendo seu posicionamento nas negociações por uma trégua na Faixa de Gaza.

"Enquanto Israel demonstra flexibilidade durante as negociações, o Hamas está endurecendo as suas posições", disse Netanyahu, relatando dificuldades também em um acordo para a troca de reféns israelenses por palestinos detidos nas penitenciárias de Israel.

A fala do primeiro-ministro israelense ocorre em um contexto de intensas negociações sobre um cessar-fogo no território palestino — que se estendem, pelo menos, desde dezembro de 2023.

A ofensiva militar de Israel na Palestina teve início em outubro do ano passado, após terroristas do Hamas invadirem o território israelense e matarem centenas de pessoas.

Em declaração a jornalistas neste domingo, Netanyahu também anunciou uma nova ofensiva em Rafah, região no extremo sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito.

"Iremos para Rafah e eliminaremos os batalhões do Hamas por uma razão simples: não há vitória sem entrar em Rafah e não há vitória sem eliminar os batalhões do Hamas lá", afirmou o primeiro-ministro.

A região de Rafah é considerada o último refúgio de cerca de 1,5 milhão de pessoas — quase toda a população da Faixa de Gaza.

Ao tratar da ofensiva, Netanyahu afirmou que o objetivo é "criar condições de segurança" para que milhares de israelenses "arrancados de casa" possam retornar.

"Prefiro, se possível, fazer isso por meios diplomáticos. Mas, se não, faremos por meios diferentes. Prefiro não compartilhar detalhes operacionais ou de cronograma com nossos inimigos", concluiu.

Segundo autoridades de saúde, ataques israelenses mataram 77 palestinos em Gaza nas últimas 24 horas. Enquanto isso, uma delegação israelense foi ao Egito para mais uma rodada de negociações por trégua.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias