Lula quer Gleisi no Planalto e troca de Nísia por Padilha na Saúde
Fonte: Da Redação 24/02/2025 ás 12:42:42 1609 visualizações

De olho em 2026, Lula (PT) quer mexer na estrutura do governo. Segundo fontes ouvidas pelo blog, ele cogita colocar a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na Secretaria Geral da Presidência da República ou na articulação política, como secretária de Relações Institucionais – cargo hoje ocupado por Alexandre Padilha.

Padilha pode ir para o lugar de Nísia Trindade, que hoje comanda o Ministério da Saúde – o destino dela é incerto, e Lula ainda não bateu o martelo sobre a mudança.

Gleisi é tida como aliada leal, conhecida por fazer embates políticos diretos e pela defesa do governo e de Lula. Caso a nomeação se concretize, representará uma volta da parlamentar ao Planalto. Entre 2011 e 2024, ela comandou a Casa Civil durante o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT).

Quem defende Gleisi no Planalto diz que ela tem um ativo importante para o governo: uma ótima relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o fato de ter trabalhado para evitar que o PT lançasse uma candidatura ao cargo na Casa.

Há, porém, resistência a Gleisi na articulação política por parte de partidos de fora do PT. Para os partidos que compõem o Centrão, a presidente do PT não resolve o problema da base do governo, apenas o do PT. Além disso, entende-se que a deputada priorizaria um governo mais à esquerda, e não ao centro.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias