Ex-diretor de presídio de Várzea Grande é preso por facilitar fugas; veja alvos
Fonte: Da Redação 14/04/2025 ás 10:27:21 1652 visualizações

Ex-Diretor do Presídio Ahmenon Dantas, em Várzea Grande, é um dos presos na Operação Shadow, deflagrada nesta segunda-feira (14) pela Polícia Civil. Segundo a investigação, ele e outro policial penal são integrantes de uma facção criminosa e estão diretamente envolvidos na fuga de dois presos.

Adão Elias Júnior, que ocupou o cargo de diretor da unidade prisional em 2023. De acordo com as investigações, ele foi o responsável por autorizar a saída irregular de presos que não se enquadravam nos critérios exigidos para o trabalho extramuros.

Adão foi preso em seu apartamento, localizado na região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Segundo a polícia, a autorização ilegal foi parte de um esquema articulado por membros da facção, que se infiltraram no sistema prisional para facilitar ações criminosas.

O outro servidor foi identificado como Leo Márcio da Silva Santos, 40. Ele foi preso pela equipe em casa, no bairro Primeiro de Março, em Cuiabá. Ele foi apontado como braço direito no plano de fuga, fazendo a escolta dos criminosos que fugiram utilizando o carro oficial da Polícia Penal.

O delegado titular da Draco, Rodrigo Azem Buchdid, afirmou que os presos não tinham autorização legal para deixar a unidade. “O ex-diretor, na época, autorizou a saída dos dois presos que não poderiam sair do exílio para trabalhar. Ele acaba facilitando a situação para que depois haja toda uma dinâmica na fuga desses dois elementos”, explicou.

A polícia também apurou que os dois policiais penais receberam quantias em dinheiro para facilitar a fuga, embora o valor não tenha sido divulgado. “Existem outras situações e outros antecedentes relacionados a eles, que indicam para a investigação que eles integram a facção criminosa, Comando Vermelho”, completou o delegado.

Os dois servidores foram presos preventivamente e responderão a processos administrativos internos, além das medidas judiciais cabíveis.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias