BEM VINDO / POCONÉ - MT, 06 DE DEZEMBRO DE 2023
Poconet
Minha Casa Minha Vida contempla Poconé e outras 34 cidades de MT com moradias rurais
GOVERNO FEDERAL

O Ministério das Cidades selecionou propostas de municípios de Mato Grosso para contratação no programa Minha Casa, Minha Vida Rural. A relação consta na Portaria MCID nº 697, de 17 de junho de 2026, publicada no Diário Oficial da União, que divulga as propostas aprovadas no processo seletivo do programa.

Ao todo, Mato Grosso aparece com meta física de 1.993 unidades habitacionais, o que representa 3,99% do total nacional previsto para o Minha Casa Minha Vida Rural. Em todo o país, a portaria altera a meta do programa para 50 mil moradias.

A lista geral do Ministério das Cidades mostra propostas selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural em municípios de Mato Grosso. Veja abaixo:

Acorizal

Alto Boa Vista

Aripuanã

Barra do Bugres

Barra do Garças

Bom Jesus do Araguaia

Brasnorte

Cláudia

Colniza

Confresa

Cuiabá

Curvelândia

Diamantino

Gaúcha do Norte

Indiavaí

Juruena

Luciara

Marcelândia

Nobres

Nortelândia

Nossa Senhora do Livramento

Nova Nazaré

Nova Ubiratã

Novo Santo Antônio

Planalto da Serra

Poconé

Porto Alegre do Norte

Santa Rita do Trivelato

Santa Terezinha

Santo Antônio do Leste

São Félix do Araguaia

São José do Xingu

Sorriso

Terra Nova do Norte

Vila Rica

Entre os municípios com maior número de propostas ou unidades selecionadas estão Barra do Garças, que aparece com três propostas de 50 moradias, somando 150 unidades; Brasnorte, com duas propostas de 50 unidades; Cláudia, com três propostas que somam 100 unidades; Confresa, com várias propostas que somam 100 unidades; e Santo Antônio do Leste, com duas propostas que também chegam a 100 moradias.

A seleção das propostas, no entanto, não significa entrega imediata das casas. Conforme a portaria, o prazo de contratação será de 180 dias, contado a partir de 15 dias da publicação do documento. A contratação ainda depende da disponibilidade orçamentária e financeira do programa e do cumprimento das exigências técnicas, institucionais e jurídicas previstas nas normas do Minha Casa, Minha Vida Rural.

O programa é voltado ao atendimento de famílias que vivem em áreas rurais, incluindo agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. Após a seleção das propostas, os municípios e entidades organizadoras devem seguir as etapas de documentação, análise e contratação junto ao agente financeiro responsável.

Fonte: Da Redação
Notícia Postada em 07/07/2026 as 15:49