POLÍTICA

DESVIOS

09/08/2017 às 23:55:57 Enviar Imprimir
Sócia oculta da Multimetal, Janete Riva era esta de ferro de Riva, aponta MPF

Sócia oculta da empresa Multimetal Engenharia de Estruturas, atualmente denominada Industria Metalúrgica BL Steel Ltda, a ex-secretária estadual de Cultura, Janete Riva era “testa de ferro” de seu marido, ex-deputado José Riva. A afirmação é do Ministério Público Federal, em denúncia protocolada na 7ª Vara Federal, nos autos da nova fase da Operação Ararath – denominada “Descarrilho”, deflagrada nesta quarta (09.08).

A empresa Multimetal Engenharia de Estruturas foi subcontratada pelo Consórcio Construtor CR Almeida, para atuar nas obras do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), a pedido do então deputado Estadual José Riva - sócio oculto da referida empresa por intermédio de "contrato de gaveta", assinado pela sua esposa Janete Riva.

“A empresa MULTIMETAL ENGENHARIA DE ESTRUTURAS, atualmente denominada INDUSTRIA METALÚRGICA BL STEEL LTDA, já teve como razão social o nome BAGGIO & CIA LTDA. Seus sócios administradores são ALTAIR BAGGIO e GUILHERME LOMBA DE MELLO ASSUMPÇÃO. Referida empresa foi subcontratada pelo CONSÓRCIO CONSTRUTOR CR ALMEIDA-SANTA BÁRBARA conforme consta das páginas 25/30 da Informação Policial 059/2017” diz trecho dos autos.

O valor global dos serviços objeto do contrato celebrado (contrato n° 038/2012/CVLT) foi estimado em R$ 11,5 milhões.
“Restou demonstrado nestes autos, a teor do que consta do Relatório de Análise n° 003/2017 (mídia anexa), onde se faz referência ao compartilhamento de provas autorizado pelo Juízo da 5a Vara da Justiça Federal, que JANETE GOMES RIVA, companheira de JOSÉ GERALDO RIVA, adquiriu 40% da MULTIMETAL (à época, BAGGIO E CIA LTDA), CNPJ: 05.771.305/0001-10, desde o final do ano de 2010, mediante o pagamento de R$ 3,5 milhões” cita o juiz Federal Paulo Cézar Sodré, em decisão que deferiu buscas e apreensão na Multimetal.

Embora detentora de 40% da empresa, o nome de Janete Riva, segundo o MPF, não veio a constar de seu quadro societário. Seu esposo, por sua vez, foi forte defensor da implantação do modal VLT no Estado.

O MPF relata que, em depoimento, o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB), contou que José Riva pediu que ele (Silval), na condição de governador, intercedesse para que o consórcio subcontratasse a Multimetal, o que, de fato, foi feito.




COMENTÁRIOS