CIDADES

FOGO

08/09/2017 às 12:16:37 Enviar Imprimir
Queimada na estrada de Chapada se alastra desde a tarde desta quinta-feira
Uma grande queimada se alastra na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), conhecida como ‘Estrada de Chapada’, desde a última quinta-feira (7). Muitos focos de fogo estão principalmente antes da barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), próximo à rotatória da entrada para a MT-351.

De acordo com informações de moradores da região, com as queimadas, o ar ficou muito mais quente e seco, cheio de fumaça. Procurados pela reportagem, a assessoria de imprensa dos Bombeiros ainda não tinha, manhã desta sexta (8), informações sobre a queimada.

Somente nos cinco primeiros dias do mês de setembro, 250 hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães já foram destruídos pelo fogo.  Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), o número de queimadas nestes cinco primeiros dias, em Mato Grosso, foi maior do que tudo o que foi registrado nos meses de junho e julho de 2017: 2701 focos de queimada no estado, o maior número do país até aqui.

Se continuar neste ritmo e as chuvas não voltarem é bem provável que o Governo do Estado aumento período proibitivo de fogo, que foi estipulado inicialmente para acabar no dia 30 deste mês. O decreto do período proibitivo determina que quem utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas  pode ficar de seis meses a quatro anos preso. A lei ainda prevê que o crime é passível de multa que varia entre R$ 7,5 mil e R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare.


COMENTÁRIOS