CIDADES

DESFILE

09/09/2017 às 09:13:47 Enviar Imprimir
Prefeitura com parcerias de instituições realiza desfile Cívico de 7 de Setembro
Através de parcerias como os da Igreja Adventista do 7° Dia, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso(Seduc-MT), através da Assessoria Pedagógica, e em especial, das escolas e creches das redes estadual, municipal e particular, a Prefeitura Municipal de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), promoveu uma grande caminhada cívica na manhã desta quinta-feira(07/09), em comemoração ao feriado nacional de 7 de Setembro, data de Independência do Brasil.

As atividades em comemoração à data Independência do Brasil, já não eram realizadas há algum tempo no município de Poconé, e neste ano, através de um esforço concentrado da comissão organizadora, que visitou as instituições de ensino do município na busca de suas participações, se tornou realidade.

O principal tema das apresentações da Caminhada Cívica foi voltada à campanha da Igreja Adventista do 7° Dia, “Quebrando o Silêncio”, que visa o Combate ao Abuso, Exploração Sexual e Violência Doméstica de Crianças e Adolescentes.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer intermediou a participação das escolas e creches da rede pública municipal, das áreas urbana e rural(distrito do Chumbo e P.A.Carrijo),  a Assessoria Pedagógica, das escolas da rede estadual, e além delas, houve a participação de escolas particulares, da Fanfarra dos Desbravadores (veteranos) e Polícia Militar Mirim.

O Departamento de Serviços Urbanos, da Secretaria de Infraestrutura, providenciou, desde o dia anterior(06/09) e durante a madrugada do dia 07 de Setembro, a organização do trajeto da caminhada, bem como o seu entorno, ou seja, a Praça da Matriz, fazendo a interdição dos pontos necessários, e principalmente, zelando da limpeza, antes, durante e depois das apresentações. A Secretaria Executiva organizou a parte cerimonial do evento.

A programação teve início às 07 horas com o Hasteamento dos Pavilhões feito pelas autoridades, que num atendimento do Departamento de Cultura, foi acompanhado ao som da Banda Municipal Cidade Rosa, que executou o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, foi lido o histórico sobre a importância em se comemorar a data de 07 de Setembro, que marca a Independência do Brasil, onde, nesse dia, no ano de 1.822, Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga levantou a espada e gritou a famosa frase “Independência ou Morte!”. 

Após, o prefeito Tatá Amaral(PR) fez o agradecimento às escolas, creches e demais instituições participantes, parabenizou a comissão organizadora e declarou aberta oficialmente a caminhada cívica em comemoração a Independência do Brasil.

O público presente superou e expectativa dos organizadores, o que se viu foi uma multidão de pessoas acompanhando atentamente todo o trajeto feito pelo(a)s participantes, o que demonstrou o grande anseio pelo retorno das comemorações alusivas a data de 07 de Setembro.

Devido ao calor intenso que se faz nesta época do ano, a comissão organizadora optou em promover a abertura da caminhada cívica com os alunos da APAE de Poconé, e na sequência, com as crianças e professores das creches.

Ao todo foram 20 grupos de escolas, creches e demais instituições que caminharam pela Praça da Matriz, demonstrando seu civismo e patriotismo.
  • GALERIA DE FOTOS


COMENTÁRIOS