POLÍTICA

ALMT

10/11/2017 às 10:42:42 Enviar Imprimir
Pedro Taques podia ficar na China; O Estado anda melhor sem ele, diz Janaina
“Hoje quero voltar a um tema aqui que é saúde e fazer um reconhecimento ao esforço que governador em exercício Carlos Fávaro, que fez um repasse emergencial à Saúde. Aliás, eu vou além, o governador Pedro Taques poderia ficar lá China, que estaria fazendo um grande favor ao estado de Mato Grosso. O Estado está andando melhor sem ele. Se não fosse falta de recurso o estado estava funcionando sem ele estar aqui”.
 
A fala acima fez parte de um discurso proferido na manhã desta quinta-feira (09.11) pela deputada estadual Janaina Riva (PMDB), durante sessão ordinária. Na oportunidade a parlamentar fez uma denúncia sobre a seletividade dos pagamentos realizados pelo governo do estado com relação aos fornecedores da Saúde.

“Para completar ele (governador Pedro Taques) coloca um secretário de saúde que não atende deputado, não dá resposta aos questionamentos feitos pelo Legislativo. E eu aproveito para questionar porque é que o Ministério Público não analisa a seletividade nos pagamentos que o secretário Luiz Soares vem realizado.
 
Eu gostaria de saber por que o governo tem pago empresas que ele deve há um mês e não paga as que ele deve há 5 meses. É isso que vem acontecendo com a saúde. É preciso que isso seja esclarecido. Os empresários do setor de UTIs já ameaçam parar de atender porque não recebem desde março”, denunciou.
 
Ainda sobre a saúde, Janaina rebateu algumas críticas feitas ao trabalho dos parlamentes e à atuação da Assembleia sobre caos da saúde. “Mas voltado à saúde, eu li agora há pouco que o secretário Luiz Soares está ansioso para vir aqui, queria dizer que todas a redes de TV, todos os jornalista do estado falando sobre a questão da saúde e inércia da Assembleia, questionando se aqui não tinha deputado para brigar pela questão das UTIs de Rondonópolis.
 
E eu quero dizer que aqui tem deputado, oque não tem nesse estado é governador, que é muito diferente de deputado. Oque nós temos em Mato Grosso é uma ‘desgovernador’.  Uma pessoa eu consegue colocar o estado numa situação muito mais difícil do que ele encontrou”, rebateu.
 
Para finalizar, Janaina afirmou que a população espera que os deputados se  posicionem e se movimentem no sentido de afastar o governador Pedro Taques do cargo para que o estado volte a funcionar.
 
“Nós, deputados estamos prestando um desfavor por estado de Mato Grosso que espera que a Assembleia afaste o governador. É esse o anseio de Mato Grosso como um todo. Falta de motivo para isso não tem, a começar pela Assembleia à qual o governo deve algo em torno de R$ 65 milhões e já vai começar a atrasar salário também, a exemplo do governo, fora isso greves que prejudicam o estado inteiro por falta de diálogo.
 
Falta dos repasses constitucionais de ICMS aos municípios no prazo constitucional, escalonamento do pagamento de salários, atraso nos repasses da saúde, fechamento de hospitais filantrópicos, fechamentos de UTIs. Se isso não é motivo para ‘Fora Taques’, eu não sei oque é”, finalizou.


COMENTÁRIOS