CIDADES

PASSANDO A LIMPO

08/01/2017 às 23:16:09 Enviar Imprimir
Mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura chega ao Distrito de Cangas
No último sábado(07/01), o Distrito de Cangas recebeu o Mutirão Passando a Limpo,uma operação de retirada de lixo e entulhos espalhados em calçadas, canteiros centrais e espaços públicos. 

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Poconé-MT(100 Km de Cuiabá), através da Secretaria de Infraestrutura, a ação no distrito conta com parcerias de voluntários e empresários da região. 

"... Era uma preocupação que tínhamos com o nosso distrito, este abandono que estava havendo, só agradecemos ao Guinú, ao doutor Mário Cândia por estar nós cedendo pa-carregadeira e caminhão abastecidos, com motoristas, e sem custos pra prefeitura, somente pra ter a Cangas que queremos..." Disse o Senhor Ernesto Lidio,o Seo Quitito, Administrador do Distrito. 

Além das máquinas, cerca de 10 trabalhadores estão na operação, dos quais 06 estão voluntariamente. 
Os trabalhos de retirada de entulhos, poda de árvores e roçada de mato, foram acompanhados pelo prefeito Tata Amaral e seus secretários,o de Turismo Manoel Pereira Leite, e o Chefe de Gabinete, Amaral Júnior. 
Estima-se que Cangas possua cerca de 1.200 moradores, entre eles, Júlio Bacani, que há mais de 30 anos vive no local. 

"... Está muito bom, porque aqui tava bem relaxado, e pelo menos agora neste começo de gestão a gente anima e pede que mantenha até o final dela,porque Cangas precisa deixar de ser abandonada..."
Percorrendo as ruas do distrito, por onde se passa, é possível enxergar muito lixo e entulhos acumulados, na unidade de saúde, o matagal já está quase tomando conta, o que não é diferente de se ver no mini-estádio de futebol, na Unidade Artesanal de Processamento de Frutas e Verduras(Despolpadeira), e na Praça de Cangas.

Dalva Reis, servidora pública, mora há mais de 25 na região, e pede a continuidade da ação. 
"... Nós amamos Cangas, queremos que Cangas cresça, e que olhem pra Cangas como olham pra Poconé, porque não adianta termos asfalto e ser rodeados de mato, lixo, entulhos, tudo isso deve ser retirado constantemente. 

Também servidora pública, e  morando há mais de 30 anos em Cangas, Cleide Conceição, preocupa-se principalmente com os riscos à saúde. 

"... Aqui temos muitas pessoas com virose, dores no corpo, febre, diarréia, suspeita de dengue, e acredito que tudo isso é por causa dessa sujeira..."

Já o casal José Aparecido, que trabalha em um garimpo da região, e Luzia do Carmo, que têm um filho especial, preocupam-se não só com os riscos à saúde, mas também com a segurança. 

"... Aqui é muito lote com mato alto, perigoso conta, escorpião, e também está servindo de esconderijo de marginais, que escondem aqui as coisas que roubam, então é bom fazer a limpeza..." Desabafou a dona-de-casa.

O prefeito Tata Amaral, destacou a importância de parcerias para realizar as ações. 

"... É um distrito que estava totalmente sujo, temos certeza de que é um excelente trabalho, uma excelente iniciativa, do Administrador, Seo Quitito, do empresário Mário Cândia, que nos colocou à disposição uma pa-carregadeira e um caminhão para podermos trazer aos moradores essa limpeza..."

O prefeito ainda afirmou que irá enviar mais um caminhão na próxima semana, para dar mais. agilidade aos trabalhos de limpeza no Distrito de Cangas.



COMENTÁRIOS