ECONOMIA

PALESTRA

17/10/2017 às 08:11:22 Enviar Imprimir
Frente Parlamentar realiza palestra para pequenos agricultores em Mato Grosso

No intuito de desenvolver a agricultura familiar em Guiratinga (390 km de Cuiabá), a Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), liderada pelo deputado Zeca Viana (PDT/MT), realizou na manhã de sábado (14) uma palestra em que foi apresentado o modelo de gestão participativa para o desenvolvimento rural sustentável do município.

A palestra marcou o início de um trabalho conjunto entre Frente Parlamentar do Agro e Prefeitura de Guiratinga, por meio de sua Secretaria de Agricultura, com o objetivo de fomentar a atividade produtiva dos assentamentos locais, a geração de renda e divisas, bem como a inclusão do município no cenário da agricultura familiar do estado.

Na avaliação do deputado Zeca Viana, a parceria é primordial para alavancar a agricultura familiar, especialmente dos assentamentos. “A agricultura familiar é importantíssima. É dela que vem grande parte dos alimentos que abastecem os lares mato-grossenses, e iniciativas como esta vem incentivar a geração de renda para as famílias e inserir a cidade de Guiratinga no ranking das grandes produtoras de alimentos no nosso estado”, destacou.

Já o palestrante e consultor técnico da Frente Parlamentar do Agronegócio, Dr. Leôncio Pinheiro destacou que o projeto busca integrar os membros da agricultura familiar no município. “Queremos impulsionar a agricultura familiar local em um modelo de gestão onde jovens, adultos, homens e mulheres que vivem exclusivamente da terra aprenderão o passo a passo da produção de hortifrutigranjeiros, para que possam oferecer aos consumidores locais e regionais um produto da melhor qualidade”, disse.

Secretário municipal de Agricultura, Sidnilson Carlos de Deus enfatizou o potencial do município para a produção agrícola e o apoio irrestrito do prefeito Humberto Domingues na parceria com a FPA. “Nosso gestor nos deu total aval para formarmos esta parceria. Guiratinga possui um potencial fantástico para a agricultura familiar. Temos água em abundância, terras agricultáveis à disposição e várias famílias de assentados rurais prontos para trabalhar. Ou seja, temos o que precisamos para colocar nosso município no ranking dos maiores produtores da agricultura familiar do nosso estado”, concluiu.



COMENTÁRIOS