CIDADES

TERRAS

30/11/2017 às 09:22:01 Enviar Imprimir
Famílias ganham posse definitiva de lotes no distrito do Chumbo em Poconé
O sonho de 50 famílias, moradoras do distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), na noite da última segunda-feira (27/11), durante a solenidade que aconteceu no Centro Comunitário da comunidade, onde elas receberam as escrituras e registros definitivos dos imóveis em que vivem há décadas. Participaram da entrega, o prefeito Tatá Amaral (PR), secretários e diretores municipais, vereadores, lideranças comunitárias e as famílias beneficiadas

Com a entrega das documentações, ou seja, das escrituras dos lotes em que moram, eles passam a ser oficialmente, de fato e de direito, proprietários dos terrenos nos quais construíram suas casas e suas vidas. “Para mim é uma felicidade enorme, porque há muito tempo eu sonhava com isso, de poder dizer que a casa que tenho é minha sim, tá documentada, escriturada e tudo mais”, disse a senhora Ana Luíza, uma das beneficiadas com o programa de regularização fundiária.

Outro que comemorou essa conquista, foi o senhor José Atanásio de Lima, um dos moradores mais antigos do distrito. “Muitos não acreditavam nisso porque aqui já vieram promessas e mais promessas e nunca que acontecia, mas agora é realidade, estamos aqui recebendo as escrituras de nossas propriedades, valeu a pena acreditar, graças a Deus conseguimos realizar nosso sonho”, enfatizou o “Seo Juca” como é popularmente conhecido.

A entrega das escrituras é resultado do Termo de Cooperação Técnica para a Regularização Fundiária Urbana e Rural no município, firmadas entre a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Poconé, Fórum da Comarca de Poconé e Cartório do 1°Ofício de Poconé. No distrito do Chumbo e região, são mais de 400 lotes que estarão sendo regularizados e seus proprietários recebendo as escrituras definitivas de suas, casas terrenos ou terras e, em todo município, espera-se a regularização de cerca de 3(três) mil lotes, dos meios rural e urbano.

De acordo com o prefeito de Poconé, Tatá Amaral,  a entrega desses documentos é fruto de um intenso trabalho para não somente melhorar a qualidade de vida dos moradores, mas també, para garantir a valorização dos imóveis e segurança jurídica dos proprietários.

“A partir de hoje eles podem dizer que são donos reais de suas propriedades, e queremos o mais breve possível, entregar o restante. No total serão 423 lotes que estaremos regularizando para estes moradores, e tudo isso, graças a um trabalho de parcerias, onde criamos o Conselho Municipal de Regularização Fundiária, onde vários segmentos da sociedade fazem parte, e graças a isso estamos obtendo esse resultado”, finalizou o prefeito.


COMENTÁRIOS