CIDADES

REUNIÃO

10/11/2017 às 10:33:49 Enviar Imprimir
Famato e Sindicatos Rurais da baixada cuiabana debatem questões regionais

Dando continuidade às reuniões regionais, o presidente da Famato Normando Corral esteve reunido com os presidentes dos Sindicatos Rurais de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Poconé, Acorizal, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento que compõe a Região VIII.

Na pauta da reunião estava o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), Contribuição Sindical, Bioma Pantanal, levantamento de demandas de cursos de qualificação e profissionalização rural oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), problemas administrativos de cada entidade e questões econômicas, sociais e políticas.

Corral disse que a indefinição a respeito das regras para o pagamento de dívidas do Funrural por parte dos produtores rurais pessoa física causa grande insegurança jurídica e tributária. A orientação de Corral é que os produtores aguardem a aprovação do relatório que define as regras de negociação do passivo do Funrural da relatora deputada federal Tereza Cristina. O relatório foi aprovado com ampla maioria na Comissão Mista da Medida Provisória 793/2017 do Senado Federal, na terça-feira (7/11), por 17 votos a favor e 3 contra. O relatório agora deve ir ao plenário da Câmara dos Deputados e depois para o Senado.

Quanto ao Bioma Pantanal, Corral esclareceu que a Famato está participando de todos os eventos que buscam promover o desenvolvimento econômico e social do bioma. Em outubro, por exemplo, ele esteve em Miranda, em Mato Grosso do Sul, participando o II Encontro Carta Caiaman. Desde o mês de abril, a Federação tem se mobilizado com ações como a Missão Técnica Bioma Pantanal e rodadas de palestras nos municípios que compõem o bioma para conhecer de perto a realidade das regiões pantaneiras no estado.

O superintendente do Senar-MT Otávio Caledônio fez uma explanação sobre a grade de cursos oferecidos pela entidade e a importância do envolvimento dos produtores rurais. Além disso, ouviu os presidentes acerca do atendimento, treinamentos e as necessidades imediatas de cada sindicato.

Além dos assuntos internos do sistema sindical, os presidentes debateram assuntos de interesse social e econômico do estado e do país.

Participaram da reunião os presidentes Luiz Carlos da Silva, do sindicato de Acorizal; Benedito Francisco de Almeida de Nossa Senhora do Livramento; Euclides Maciel da Cruz, de Rosário Oeste; Antônio Carlos Carvalho de Sousa, de Santo Antônio de Leverger; José Mário de Assis e Silva de Poconé e Dagoberto Garcia Belufi de Chapada dos Guimarães e representando o Sindicato Rural de Cuiabá o produtor rural Celso Nogueira.



COMENTÁRIOS