MUNDO

FURACÃO

28/03/2017 às 00:25:04 Enviar Imprimir
Ciclone Debbie atinge parte da Austrália com ventos de mais de 260 km/h
Um dos mais potentes dos últimos anos, o ciclone Debbie alcançou a categoria 4, com fortes chuvas e ventos chegando a 263 km/h ao atingir a Ilha Hamilton, na Austrália, na manhã de terça (28, horário local).

A tendência, porém, é que ele enfraqueça e não chegue à categoria 5, na qual são classificados ciclones com ventos acima de 280 km/h.

Segundo as autoridades locais, ele deve cruzar a costa norte, entre Bowen e Airlie Beach, por volta das 14 horas (1h em Brasília), já com ventos médios de 100km/h, chegando a rajadas de 270 km/h apenas perto de seu centro.

Como precaução, um total de 3.500 pessoas foram retiradas de cidades como Home Hill e Proserpine, 100 km ao sul da cidade turística de Townsville, ponto de partida de excursões para a Grande Barreira de Coral. Mais de 100 escolas foram fechadas.

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", não há até o momento nenhuma chamada aos serviços de emergência e pessoas que estão nas regiões afetadas estão respeitando as medidas de segurança e se mantém dentro de suas casas.

As companhias aéreas Jetstar, Virgin e Qantas cancelaram vários voos a Townsville, Hamilton e Mackay, segundo a agência local "AAP".


COMENTÁRIOS