CIDADES

VISITA

11/10/2017 às 06:59:04 Enviar Imprimir
Alunos de escola municipal em VG têm um dia de aula de campo no Sesc Pantanal

Alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha” visitaram o Sesc Pantanal Porto Cercado no município de Poconé, onde participaram de uma “aula de campo”. Os alunos tiveram  orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. Os alunos conquistaram a viagem, quando participaram do Projeto “3Rs – Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor ainda”, e atingiram excelente desempenhono desenvolvimento do projeto aplicado pela Educação.

O Projeto “3Rs” foi executado durante o ano em nove escolas da rede municipal, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, para promover a reflexão sobre a educação ambiental, focando no destino correto de resíduos. As práticas de reciclagem, a reutilização de materiais descartáveis assim como o consumo consciente na comunidade foram o foco do projeto. Ao final do projeto, as escolas participantes conseguiram coletar quase 30 toneladas de resíduos para reciclagem.

Durante o passeio, os alunos puderam experimentar sensações transformadoras a partir de informações, curiosidades, imagens e sons que expressaram a beleza extraordinária do Pantanal e a importância de seu ecossistema para o mundo. Todo circuito percorrido pela comitiva foi orientado por educadores ambientais do Sesc Pantanal onde, de forma interativa foram sensibilizados nos temas sobre a proteção da biodiversidade do Pantanal.

Os alunos conheceram o Centro de Interpretação Ambiental – CIA, o Borboletário, a Coleção de insetos, o Formigueiro e a horta orgânica do complexo Porto Cercado, onde puderam se informar e fazer anotações sobre todas as atividades desenvolvidas no local.

Os alunos visitaram também o Centro Cultural de Poconé, onde conheceram a tradicional cavalhada e dança dos mascarados, importantes manifestações culturais da região.

A diretora da EMEB “Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, Izabel Conceição Figueiredo, disse  que os  alunos ficaram encantados e felizes pela riqueza de conhecimentos assim como sobre a importância da prática da educação ambiental como meio eficaz de boa convivência do homem com a natureza.

O secretário Silvio Fidelis informou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande tem desenvolvido ao longo deste ano, várias ações na área de educação ambiental no município. Segundo ele, mais de 500 alunos de 20 escolas da rede pública visitaram o Parque Municipal Tanque do Fancho para participar do  projeto “Plantar e Cuidar”, que, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu atividades culturais e esportivas entre os alunos que percorram trilhas e receberam orientações sobre fauna, flora, destino correto de resíduos e preservação de mananciais. 

Outra ação em defesa do meio ambiente ocorreu no final de setembro com a distribuição de 270 copos permanentes estilizados com a frase "Tome consciência" para serem utilizados pelos funcionários da Secretaria de Educação, dentro do Projeto Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P, com o objetivo de substituir e reduzir o uso de copos descartáveis por servidores da Secretaria.

  • GALERIA DE FOTOS


COMENTÁRIOS